RECAP: Aprendiz - O Retorno (Episódio 10)


QUE PROGRAMA, hein, amigos! A décima tarefa do Aprendiz nos proporcionou uma das salas de reuniões mais épicas da história.

A primeira dificuldade imposta aos aprendizes foi que a prova seria realizada no Rio de Janeiro, longe dos contatos com os quais estavam habituados a trabalhar. Ambas as equipes teriam à disposição um quiosque na praia, definidos por sorteio, onde teriam que, em plena segunda-feira, divulgar, promover e vender cerveja Itaipava (sim, Itaipava DE NOVO). O objetivo era vender uma quantidade maior em relação ao mesmo período da semana anterior, algo em torno de 110 latas. Renata liderou a Sinergia e Solano, a Flecha.

Conscientes da dificuldade em vender cerveja naquele dia da semana, as duas equipes definiram logo de cara o que não podia faltar na ação para atrair o público: distribuição de brindes e uma atração musical. A Sinergia foi atrás de um DJ, já a Flecha foi atrás do Jorge Ben Jor. Tudo normal se o Jorge não tivesse sido convidado a PAGAR PRA CANTAR. Isso mesmo, A Flecha propôs que ele patrocinasse o evento, comprando toda a cerveja pra distribuir pro povão AND dando uma canja de graça. E aí, Jorjão, o que me diz?


É. Não rolou, né, pessoal...

A Sinergia apostou na fidelização dos clientes, que faziam pré-venda das latas de cerveja pra tomar outro dia e ainda levavam bijujas pra casa.
A Flecha só conseguiu uma grande venda, realizada por Maytê, para um grupo de gente que não tem com o que gastar amigos. Parece que os abridores, copos e ímãs de geladeira não ajudaram...

Destaque para duas situações: Durante a ação da Sinergia, um bebum chato ficou enchendo o saco da Mel pra ganhar um boné, mas esta foi irredutível, contornou a situação e não cedeu o brinde. Já nas mãos da Flecha, especificamente nas de Evandro e Solano, caiu um "DIMENOR" querendo levar a breja com os brindes. Solano disse ao rapaz que sabia muito bem dos desejos alcoólicos de um adolescente de 17 anos, mas que não poderia vender nada a ele. Evandro disse que eles estavam sendo filmados, apontou para a câmera e, contrariando a lógica do que acabara de dizer, PASMEM, sugeriu ao jovem que abordasse um senhor mais velho que pudesse efetuar a compra para ele, e que, se ele conseguisse um táxi, o próprio Evandro colocaria a cerveja dentro para ele tomar bem longe dali. Solano não interferiu.

ENFIM, Sinergia venceu MAIS UMA VEZ, vendendo 20 vezes mais do que o usual no quiosque, enquanto a Flecha só conseguiu 8 vezes mais. Renata premiou o ~amiguinho~ Jurandir pelo desempenho na tarefa, e este ganhou um cartão do Cinépolis pra ver quantos filmes quiser e em quais salas quiser até o final de 2014. Como recompensa, a equipe Sinergia foi correr de kart com o sempre simpático Emerson Fittipaldi.

A sala de reuniões começou com Justus falando sobre ética e ilegalidade. A equipe Flecha foi questionada sobre alguma irregularidade que eles poderiam ter cometido e, depois de muito mimimi e ninguém admitir se lembrar, Justus revelou que o bêbado e o menor de idade foram armadilhas plantadas para testá-los. AAAAHH esse Justus... Nos mata de orgulho!

Foi aí que o tempo fechou para Solano e Evandro. Este último negou até a morte que teria incentivado o menor a levar a cerveja, só que ele esqueceu de uma regra básica de qualquer reality show:


Quando Justus usa o telão pra desmentir alguém é uma delícia. Tava tudo lá no vídeo: Evandro oferecendo o esquema Itaipava, e Solano, O LÍDER, sendo condescendente. Evandro disse que não sabia ao certo se a idade mínima para consumo de álcool era 18, 21 ou 23. VINTE E TRÊS! Ele alegou ainda que o jovem estava mais era interessado nos brindes do que na cerveja em si. Então Justus sugeriu, na pior das hipóteses, "DÁ O BRINDE PRO CARA, PORRA!". Depois de muito debate, Evandro disse que não tinha havido DOLO, então tava tudo certo. (MEU DEUS!)

O pai da Rafinha não queria nem continuar com aquele papo, estava nitidamente FURIOSO, e demitiu Evandro sem nem precisar da segunda parte da sala. Justus acrescentou que o Evandro que conhecia sempre foi íntegro, decente e tinha grandes chances de ganhar, mas que aquela atitude tinha sido intolerável. Evandro não aceitou e não queria deixar a sala: chorou, disse que aquilo tudo era inJustus, que tinha largado tudo pra voltar e participar novamente do programa e que as imagens, da maneira como foram editadas, eram tendenciosas. Alegou ainda que tinha filhos que tiveram o primeiro porre aos 13 anos e uma reputação a zelar na prefeitura de Santo André. EIKE DÓ.


OLHA, eu teria demitido OS DOIS logo de cara, Solano vacilou feio, as barbaridades não saíram da boca dele, mas ele provavelmente não teria feito nada para impedir se a coisa tivesse ido pra frente.

Depois que, finalmente, Evandro saiu do estúdio, Justus e os conselheiros fizeram uma breve consideração sobre os motivos da derrota da equipe e elogiaram o método "ATACAREJO" idealizado pelo Jurandir na Sinergia. Solano indicou Guilherme para a segunda parte da sala alegando que quando ele se apega a uma ideia, geralmente ruim, não quer sair daquilo. Maytê, por ter sido a responsável por arrecadar sozinha quase metade do valor das vendas, foi liberada.

Os aprendizes saíram da sala para as considerações dos conselheiros. Renato indicou a demissão de Solano por ele ter presenciado a cena do menor e não ter agido, que o ato só não foi consumado porque o menor deu pra trás (não falei?). Walter, aquele danadinho, disse que traria Evandro de volta só para demiti-lo pela segunda vez.

Na segunda parte, Guilherme se defendeu dizendo que Maytê só conseguiu fazer a grande venda porque ela era a principal responsável pela função, e Justus rebateu dizendo que o mérito era todo dela sim, e que a tarefa de Guilherme, a de conseguir o patrocínio, é que tinha sido um fracasso. Solano, que sempre parece prestes a chorar com aqueles olhos eternamente marejados, admitiu que deveria ter interferido com mais pulso no caso do menor.

Apesar da delicada situação de Solano, Justus decidiu poupá-lo, levando em consideração o histórico no programa (sério, eu não vi muita coisa não, hein...). Antes que Guilherme tivesse um infarto, já que ainda achava que haveria uma segunda eliminação, Justus contou que não o demitiria também.

Agora restam Renata, Melina e Júnior pela equipe Sinergia, e Guilherme, Maytê e Solano pela equipe Flecha. A final está marcada para o dia 10 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário