RECAP: Aprendiz - O Retorno (Episódio 9)


O nono episódio do Aprendiz começou com Justus envergonhado com o fracasso preocupado com o desempenho da equipe Flecha até o momento e, aproveitando a discrepância numérica, sugeriu à Flecha que escolhessem entre misturar as equipes ou receber um integrante da Sinergia. Maytê se apressou e disse que não tinha mais como trabalhar com aquela formação e que preferia misturar, os colegas assentiram e... RÁ! IÉ-IÉ, pegadinha do Mallandro! Justus queria apenas testar os integrantes da Flecha: se iriam jogar a toalha ou persistir no erro tentar contornar as dificuldades mantendo a formação. Contrariando o desejo da equipe, mandou a Sinergia eleger entre si quem seria chutado pra Flecha. Exceto pela também ex aprendiz de Dória, Renata, a decisão de mandar Solano foi unânime.


Depois de mostrar várias entrevistas do povo da Sinergia esculachando o desempenho de Solano, este prometeu vingança e relembrou a edição que participou em 2010, na qual viveu uma situação parecida e acabou tendo a ideia que levou à vitória da nova equipe.

Na sede da Nestlé, Justus anunciou que a tarefa tinha relação com os chocolates Kit Kat. O briefing pedia uma ação especial e um vídeo viral que seriam exibidos em uma sessão no Cinépolis do Shopping JK Iguatemi. Para criar a campanha, que se limitava a cinco minutos, cada equipe teria à disposição três horas com o grupo de humoristas "Os Barbixas".

Jota Jurandir Júnior assumiu a liderança da equipe Sinergia, e Maytê a da Flecha. Enquanto Jurandir criticava os membros da sua equipe em entrevista, Guilherme se encarregou de esculachar os membros da dele.

Já Renata recebeu seu primeiro elogio do todo poderoso Jurandir ao dividir com ele a criação de um jingle que seria usado na ação. O local escolhido foi uma faculdade, onde vários alunos foram infortunados recebidos no pátio com um constrangedor show interativo dos Barbixas, com direito a chocolate, dancinhas estúpidas e três malucos apontando o dedo na cara que quem sentava na cadeira pra ter um "break". Para fechar o vídeo, os Barbixas gravaram mais uma participação em estúdio com uma péssima utilização do chroma key.

A ação da Flecha foi no shopping, onde as pessoas sentavam na cadeira para um "break", ganhavam um chocolate e ouviam uns minutinhos de prosa sobre o produto. Solano, o rejeitado, deu a ideia de fazer uma sátira do próprio Aprendiz pra puxar o saco do chefe. Os Barbixas, então, roteirizados pela Flecha, apresentaram uma brincadeira engraçadíssima, onde eles tinham que trocar a frase recentemente dita quando solicitado por outro integrante do trio. Não estou de implicância, mas esse era o nível:


GENTE?! Talvez a culpa não tenha sido dos Barbixas, visto que tinham sido orientados a não fazer nada além do pedido pelos aprendizes, e talvez por isso o pessoal tenha dado risada pra não ficar mal, SEI LÁ. Mas calma, todo o constrangimento foi recompensado com almofadinhas personalizadas da marca.

Ao dar o resultado, Justus e os conselheiros deixaram claro que nenhum dos dois vídeos tinha condições de se viralizar, e que ambas as equipes pecaram pela criatividade. A Flecha acabou vencendo e Maytê resolveu premiar Solano, que levou um ano de chocolate e uma bicicleta elétrica, prêmio este que não vai ajudar muito na perda das calorias adquiridas pelo outro. A equipe toda ainda ganhou uma noite na pizzaria com os familiares.

Nas entrevistas antes da sala, a equipe Sinergia tentou explicar que também era criativa, só que...


Na sala de reuniões, Justus disse que a Sinergia não tinha expandido o que fora pedido no briefing, e que eles conseguiram deixar os Barbixas sem graça (se o Justus tá dizendo, quem sou eu pra contrariar?). Jurandir, o soberano, aproveitou pra dizer que NÃO aceitaria a ideia do Solano. Eu, na minha humilde opinião, acho que a ideia não foi ruim, apenas foi mal executada.

Justus pediu, então, que eles indicassem o culpado pela derrota. Karine apontou Renata e disse que as ideias dela são pobres e que ela não tem cultura. Renata rebateu dizendo que não tem familiaridade com publicidade, mas que ainda assim contribui o suficiente. Renata e Mel indicaram Karine com a mesma justificativa, dizendo que ela não se arrisca pra nada, e assim começou uma longa discussão entre Mel e Karine, sobre uma outra prova. Enquanto Mel descia a lenha, Karine defendia sua liderança vitoriosa.

E aí veio a melhor parte. Justus adiantou que sabia que Jurandir não levaria a queridinha Mel para a próxima etapa da sala, mas ainda assim pediu a indicação. Jurandir, que antes havia elogiado o desempenho de Renata na prova, disse que a levaria junto com Karine para a segunda parte, justificando que levava em consideração o histórico no programa. Justus pirou, disse que ele próprio tem a função de avaliar o desempenho no geral, que Jurandir estava sendo contraditório e que Renata estava livre da sala. Assim, Mel e Karine retornariam com o líder.


Nada me tira da cabeça que o que Danielly falou sobre o conchavo contra aprendizes do Dória realmente aconteceu.

Durante o rápido encontro dos aprendizes com Francine, a secretária de uma só fala, Walter Longo sugeriu a Justus a demissão de Jurandir, dizendo que ele sempre depende da Mel na execução, e que a MERITOCRACIA deve prevalecer sobre valores, desejos e preferências pessoais. PÁ. Renato Santos apontou que Karine não vinha agregando algo que realmente fizesse a diferença para a vitória há várias tarefas.

Quando voltaram para a sala, Jurandir admitiu que errou, e Justus assumiu que não gosta de articulações que transformem o Aprendiz em um jogo (hã?), chamando o coxinha de estrategista. Jurandir afirmou que é o melhor de todos e deu a entender que o desempenho de Mel só melhorou quando ela chegou na sua equipe. Todos riram. Após mais uma discussão entre Mel e Karine, com direito a sonoros "DONA MEL" e "DONA KARINE", Justus pediu sinceridade sobre eles estarem prontos para serem contratados. Mel disse que é A MELHOR e que já ter uma empresa não a deixa satisfeita. Jurandir pontuou que sua grande virtude é ser competitivo, e inclusive elegeu Evandro como principal adversário. Karine disse que NÃO, não estava pronta, que ainda tinha muito pra mostrar. Ô FIA, ASSIM FICA DIFÍCIL...

Não deu outra. Justus disse que a Karine desta edição é totalmente diferente da outra que conheceu anos atrás, e a demitiu. Esta justificou explicando que a sua vida, após a primeira participação, mudou seu perfil, e Justus lamentou que existam pessoas que deixam dramas pessoais afetarem a vida profissional.

No carro, aos prantos, Karine disse que a demissão NÃO foi injusta, e que Maytê tem tudo para vencer o programa, pois não tem a POLITICAGEM do Jurandir, nem o TEMPERAMENTO da Mel.

Agora restam sete candidatos e o episódio de hoje PROMETE, com demissão na primeira parte da sala e tudo... Não dá pra perder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário